segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Visita ao Museu das Telecomunicações: Oi Futuro


O museu traz para o presente peças comunicativas, da mais antiga à mais moderna, além de tudo que é relacionado com a comunicação, como fichas e cartões telefônicos. O museu dispensa roteiros: o visitante, além de definir para onde dará o próximo passo, decide se quer ou não continuar ouvindo as informações, graças à um controle ligado a um fone de ouvido entregue a cada um.
Isso torna a visita muito mais dinâmica e livre, totalmente coerente com o contexto quando consideramos as redes de comunicação.
Os ambientes foram muito bem planejados para o contexto (diz-se: é muito legal, gente!!!); é um lugar que devemos visitar algumas várias vezes, ou permanecer no local algumas boas 8h, no mínimo.
Uma instalação que me chamou atenção foi da sala dos pensadores. Muito bonita, um pouco perturbadora. Forrada por carpetes: totalmente em tons avermelhados, uma poltrona vermelha na qual você se senta para assistir e ouvir uma mensagem do pensador escolhido. - Tem Oscar Niemeyer! O lugar é especial, mais pela ambientação que pela mensagem.

Se você estiver com pressa, mas com vontade de ir, dá pra ir também!
Se você não estiver com vontade de ver telefones velhos, dá pra ir também!
Se você não quer saber de comunicação, "internet pra quê"? seu negócio é ficar na sua, ouvindo uma música... dá pra ir também!!!

O museu tem muito a oferecer! Vale a pena conferir!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Projeto Final



A idéia do assento é a mesma que a do sofá da Amini, que se molda de acordo com a vontade do usuário. Na parte eletrônica, pretendemos fazer com que aconteça interação das pessoas que se sentam neste objeto com uma projeção de imagens na casa amarela.
Para "delimitar" o espaço da intervenção, utilizaremos serragem, de forma que, quanto mais próximo à intervenção, maior concentração de serragem.






orgulho da nossa maquete!

Principais Inspirações para o Projeto Final da Intervenção



"Tapetes feitos de flores e pó de serragem tomam conta das ruas de cidades como Outro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Tiradentes."
A empresa israelita Amini Causa volta a surpreender com a criação de um sofá ergonômico e original que se molda ao corpo de quem tiver o prazer de experimentar!
http://eudecoro.com/tendencias/um-sofa-que-se-adapta-si (acesso em: 01/11/2010)



ARTE DIGITAL : PLANTAS VIRTUAIS


Uma exposição de arte digital no Itaú Cultural motivou uma parceria com o Metrô de São Paulo. Numa vasta parede da estação Paraíso, uma tela gigante foi instalada para receber a projeção de folhagens virtuais de um artista mexicano. O mais interessante é o que a foto abaixo não mostra: um sensor de movimento capta a passagem dos transeuntes próximos ao telão e faz as folhagens se moverem, como que deslocadas pela passagem humana.

Pesquisas e Idéias II


"Citylounge", de Carlos Martinez.
A rua foi toda coberta por um carpete vermelho, e criou lugares para sentar, relaxar e até mesmo estacionar.


Maquete I

Com idéia completamente diferente da anterior, a idéia da intervenção tornou-se forrarmos a área do canteiro com um material interessante para nosso orçamento. A idéia da rampa continua, porém sem projeto.

















Pesquisas de Inovação - Irmãos Campana


Vermelha
Corda e Aço inox.
Fabricado por Edra, Itália.
Banquete -Alligator Chair [2002]
mix de pelúcia e ferro.
(Fabricado pelo Estúdio Campana, Brasil)




Sofá Boa. Veludo e Espuma
Fabricado por Edra, Itália.



Mais inspiração!
Confira o Site!

Pesquisas e idéias I

[Idéias apresentadas no dia 15 de out de 2010]

(Sketchup da 1ª ideia, ainda sem pensar na forma do assento.)

Idéias para utilização de bambú.
"Customizando toras de bambu o artista chinês Ezri Tarazi foi capaz de criar 10 produtos em formato de totem com funções diferentes. São desde revisteiros, luminárias, cabideiros e até uma estante a partir do bambu, que tem como propriedade principal a rapidez de crescimento em comparação com outras plantas e árvores.O artista que trabalha em seu escritório em Israel foi um dos 10 escolhidos para participar da exposição Design for a Living World que apresenta produtos que combinam criatividade e sustentabilidade."

http://rodrigobarba.com/blog/tag/bambu/ (acesso em: 28/10/2010)









Um assento flexível.
Genial! - mais para inspiração!


"A Flexible Love é uma cadeira genial criada por um estudante taiwanês e produzido pela Pinzaan, que pode se transformar num banco com vários formatos. Produzida com papelão e madeira reciclada, ela pode se adaptar ao tamanho e formato do seu apto além de se adequar ao número de convidados em sua festinha."
http://www.blog.okamotos.com.br/2010/01/flexible-love/ (acesso em: 25/10/2010)

Pensando na utilização de materiais de baixo custo, a partir destas inspirações, pensamos numa estrutura de bambu, que delinearia o ambiente, e que no qual passaria por dentro os fios da parte eletrônica. Pensamos também no piso do canteiro sendo todo coberto pelo fundo de garrafas pet.
Pensamos também na passagem de cadeirantes, que é um dos problemas que o lugar apresenta. Por enquanto se apresenta como uma rampa qualquer.


Reflexões e ideias a partir das entrevistas

O lugar.

Ao entrevistar as diversas pessoas que passavam por ali, descobrimos que as opiniões e sugestões dos entrevistados convergiam para: "Podia ter um lugar pra sentar, né?". Além de variações, como: "Destruam esse negocio e fa
z mais uma vaga!" (para o estacionamento), ou "Bem que podia ter uma graminha...".
Percebemos que os fumantes que trabalhavam ali perto, por exemplo, preferiam fumar no canteiro do outro lado da rua, ao invés de sentar no nosso.

O canteiro alheio e mais agradável.
(também lugar da intervenção dos colegas do outro grupo).

Precisamos de um lugar no qual pessoas possam sentar, e este lugar deve dar abertura para que as pessoas interajam entre si. Além disso, devemos contar com algo eletrônico.
Fizemos "Brainstorms", "viajamos", pensando as possibilidades que aquele ambiente permitia, tentando problematizar ao invés de solucionar imediatamente o que era pensado.

mais trabalho. ^^

Stitcher.mov Individual!



Stitcher.mov Grupo!